Ouvimos dizer por aí que o mercado da advocacia está cada vez mais competitivo, há milhares de bacharéis em Direito se formando e sendo aprovados na ordem todos os anos. Diante deste contexto, é essencial que tomemos atitudes em prol de nos destacar perante o cenário Jurídico, sempre com confiança e um “norte” bem definido.

Para tanto, é mais do que necessário olharmos para dentro e para fora de nosso escritório (ou setor), a fim de identificar erros, acertos e nos preparar para agir em novas frente em busca de oportunidades.

Uma das principais técnicas utilizadas para avaliar estes e outros pontos importantes, é a Análise SWOT.

O QUE É ANÁLISE SWOT

SWOT é a sigla em inglês para:  Strengths, Weakness, Oportunittes and Threats ou, em português:  FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Este tipo de técnica, consiste na execução de uma análise estratégica a fim de identificar todos os seus pontos fortes e fracos, além de reconhecer todas as oportunidades que podem agregar ao seu negócio, bem como as ameaças que podem te impedir de alcançar a excelência no mercado.

COMO EXECUTAR A ANÁLISE SWOT

A análise SWOT deve ser realizada sob duas perspectivas: a do Ambiente Interno e do Ambiente Externo.

O Ambiente Interno é onde você vai identificar as Forças e as Fraquezas de seu escritório. Cientes de seus pontos fortes, é possível criar materiais focados naquilo que seu escritório pode oferecer de diferencial em comparação a outros profissionais, enquanto conhecer as fraquezas possibilita a concretização de ações focadas em capacitação técnica, integração da equipe ou em resolução de quaisquer outros problemas que estejam prejudicando a alavancagem e a qualidade de sua prestação de serviços, ensejando em um melhoramento de sua advocacia como um todo.

Já no Ambiente Externo, serão consideradas as Ameaças e as Oportunidades. Constatar Ameaças consiste em identificar o que seus concorrentes têm de vantagem em relação a você, enquanto para analisar as oportunidades, é preciso olhar para outros segmentos e perceber em quais nichos à espaço para atuação e prospecção de novos clientes. Essa análise é importantíssima e permite que o Advogado se amolde ao mercado, busque ascensão na qualidade de seu serviço e crie produtos para atender novos setores.

FORMAS DE FAZER

Aqui nos deparamos com uma grande vantagem desse sistema: é possível realizar tudo isso sem depender de profissionais externos, uma vez que não se trata de um processo complexo, consequentemente, podemos obter altos retornos com baixíssimo investimento. Porém, não se engane, ainda estamos falando de uma análise bem trabalhosa que demandará bastante tempo. Logo, se você estiver sobrecarregado ou muito ocupado, recomendo que contrate profissionais especializados nesta área.

CONCLUSÃO

Como pudemos perceber, a Análise SWOT é fundamental nos tempos atuais e pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento do seu escritório. Dedicar tempo para realizar esta análise fará com que você enxergue pontos que talvez passem despercebidos ao longo dos dias, mas que podem travar o seu crescimento.

Lembrem-se: a Advocacia também é um negócio e dedicar tempo para as questões de administração e gestão também é estritamente necessário para o aprimoramento de um escritório próspero.

Escrito por Vitor Vidal